metropoles.com

Vídeo: eleitores vão às urnas em clima pacífico na Argentina

Os argentinos comparecem às urnas neste domingo (22/10) para escolher um novo presidente, além de deputados e senadores

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/@nathaliamarina01
Captura de tela mostra vídeo com o clima tranquilo das sessões eleitorais entre os argentinos
1 de 1 Captura de tela mostra vídeo com o clima tranquilo das sessões eleitorais entre os argentinos - Foto: Reprodução/@nathaliamarina01

Os argentinos comparecem às urnas neste domingo (22/10) para eleger um novo presidente, além de deputados e senadores. Aberta às 8h, a votação segue em clima tranquilo em todo o país.

Até às 12h, segundo a Dirección Electoral, cerca de 30% dos eleitores já havia comparecido aos locais de votação na Argentina.

As atenções estão voltadas especialmente para a eleição a presidente, pois há três candidatos fortes nas pesquisas: o ultraliberal de direita Javier Milei (Libertad Avanza), o peronista Sergio Massa (Unión por la Patria) e a centro-direitista Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio).

Massa e Billrich votaram antes do horário do almoço. As urnas seguem abertas até às 18h e o resultado só deve ser conhecido na segunda-feira (23/10).

Tranquilidade nas ruas

A veterinária brasileira Nathalia Marina Lopes Pinheiro mora em Buenos Aires desde janeiro de 2022. Ela registrou o momento da votação em vídeo.

“O clima é bastante tranquilo nas ruas, mas há uma tensão e uma expectativa no ar em relação aos resultados. Vi muita gente fazendo questão de votar, inclusive idosos em andadores e cadeiras de roda indo para as filas para registrar sua vontade”, diz ela.

 

Tensão na política

Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Milei foi o mais votado nas primárias, eleição que funciona como termômetro do pleito oficial.

As últimas pesquisas, porém, mostram que a disputa deve ser dura e por isso os candidatos trocaram acusações nos últimos debates e fizeram campanhas que se concentraram mais na crítica aos concorrentes do que nas propostas de cada um.

É provável que ocorra um segundo turno de votações, em 19 de novembro, para definir o resultado definitivo. A vitória em primeiro turno na Argentina ocorre quando o candidato obtém mais de 45% dos votos, ou quando chega a 40%, com mais de 10% de vantagem sobre o concorrente no segundo lugar.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações