Vale resgata 19 trabalhadores presos em mina no Canadá

Segundo informações da empresa brasileira, 39 mineradores ficaram presos após acidente com uma pá escavadeira

atualizado 28/09/2021 9:43

October 13, 2009 The Copper Cliff Complex as Vale Inco workers represented by USW 6500 enter their fourth month on strike in Sudbury. Toronto Star/Steve Russell (Photo by Steve Russell/Toronto Star via Getty Images)Steve Russell/Toronto Star via Getty Images

A mineradora Vale informou, nesta terça-feira (28/9), que 19 dos 39 trabalhadores presos no subsolo da Mina Totten em Sudbury, Ontário, no Canadá, foram resgatados. Um acidente com uma pá escavadeira, na tarde de domingo (26/9), deixou o grupo preso a uma profundidade entre 900 e 1200 metros.

A expectativa da empresa é resgatar os demais 20 mineradores ainda na manhã desta terça-feira por meio de um sistema de escada de saída secundária.

“Ninguém está ferido, o que é nossa preocupação número um, e os trabalhadores tiveram e continuam tendo acesso a água, alimentos e remédios”, disse a Vale.

O acidente aconteceu após uma pá escavadeira se desprender do eixo, bloqueando a abertura vertical por onde passa uma espécie de elevador entre a superfície e o solo. O grupo de trabalhadores estão em um refúgio subterrâneo planejado para o caso de acidentes como este.

Mais lidas
Últimas notícias