Ucrânia é alvo de ciberataque em massa nesta sexta-feira (14/1)

Vários sites do governo do país estão fora do ar. Porta-voz do governo disse que ciberpolícia abriu uma investigação a respeito do caso

atualizado 14/01/2022 8:39

Reprodução

Sites governamentais da Ucrânia foram alvo de um ciberataque em massa nesta sexta-feira (14/1). As páginas dos ministérios das Relações Exteriores e de agências governamentais estão fora do ar.

Agências de notícias reportagem que, antes dos sites saírem do ar, uma mensagem foi publicada alertando os ucranianos para se prepararem para o pior.

“Ucranianos! … Todas as informações sobre você se tornaram públicas. Tenha medo e espere o pior. É o seu passado, presente e futuro”, dizia a mensagem.

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, Oleg Nikolenko, a ciberpolícia abriu uma investigação sobre o ataque cibernético desta sexta.

“Como resultado de um ataque cibernético maciço, os sites do Ministério das Relações Exteriores e várias outras agências governamentais estão temporariamente fora do ar. Nossos especialistas já começaram a restaurar o funcionamento dos sistemas de TI e a ciberpolícia abriu uma investigação”.

A Ucrânia enfrenta tensões na fronteira com a Rússia. Autoridades mundiais temem que a escalada leve a um conflito armado na região. Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tentam intermediar.

Mais lidas
Últimas notícias