*
 

Revolta. Esse foi o sentimento que um programa da TV estatal marroquina causou nos telespectadores após mostrar um tutorial de maquiagem para esconder marcas de violência. As “dicas” foram apresentadas no programa Sabahiyat, no Canal 2 M.

Nas cenas, uma mulher com o rosto cheio de hematomas é maquiada de forma a esconder os sinais de agressão. A apresentadora diz: “Esperamos que estas dicas de beleza ajudem a continuar com sua vida diária”. O quadro foi ao ar em 23/11, dois dias antes do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

De acordo com o The Guardian, a repercussão foi imediata. Uma petição assinada por centenas de mulheres exigiu um pedido de desculpas, além de sanções ao canal de televisão. Apesar de ter sido apagado no site da rede, ainda é possível ver as cenas no Twitter.

No Facebook, o Canal 2 M afirmou que o quadro foi “completamente inapropriado e tem um erro de julgamento editoral, levando em conta a sensibilidade e a gravidade do tema da violência contra as mulheres”.

 

 

 

COMENTE

feminicídioviolência contra a mulher
comunicar erro à redação

Leia mais: Mundo