Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Turquia concorda em apoiar candidatura da Suécia à Otan

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, concordou em retirar veto após conversas com representantes da Otan

10/07/2023 18:35, atualizado 10/07/2023 20:07
Compartilhar notícia
Reprodução/Twitter
Foto colorida do momento do aperto de mãos entre o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, o presidente da Turquia e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg - Metrópoles

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concordou em retirar seu veto e recomendar o pedido da Suécia para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou nesta segunda-feira (10/7) que Erdogan concordou em encaminhar a proposta de adesão da Suécia ao parlamento da Turquia.

“Tenho o prazer de anunciar que po presidente Erdogan concordou em encaminhar o protocolo de adesão da Suécia à Grande Assembleia Nacional o mais rápido possível e trabalhar em estreita colaboração com a assembleia para garantir a ratificação”, declarou Stoltenberg em entrevista coletiva.

Turquia concorda em apoiar candidatura da Suécia à Otan - destaque galeria
3 imagens
Finlandia e Suécia fazem pedido de adesao à Otan
Jens Stoltenberg chefe da Otan
O presidente Erdogan está há 20 anos no poder na Turquia
1 de 3

O presidente Erdogan está há 20 anos no poder na Turquia

Jeff J Mitchell/Getty Images
Finlandia e Suécia fazem pedido de adesao à Otan
2 de 3

Finlandia e Suécia fazem pedido de adesao à Otan

Reprodução/Vídeo
Jens Stoltenberg chefe da Otan
3 de 3

Jens Stoltenberg chefe da Otan

Reprodução

No Twitter, o secretário-geral da Otan compartilhou uma foto com o aperto de mãos entre o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, e o presidente da Turquia. “Este é um passo histórico que torna todos os aliados da Otan mais fortes e seguros”, escreveu Stoltenberg.

A adesão à Otan requer a aprovação de todos os países membros. No entanto, a Turquia tinha impedido a entrada da Suécia na aliança militar desde o ano passado. Erdogan acusou Estocolmo de abrigar ativistas curdos considerados “terroristas” pelo governo turco.

O anúncio aconteceu na véspera da cúpula da Otan em Vilnius, na Lituânia, onde os 31 países membros irão discutir medidas de segurança e defesa de suas nações. Além disso, o encontro também deverá tratar sobre o apoio da aliança militar à Ucrânia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou pelas redes sociais o apoio da Turquia à entrada da Suécia na Otan. “Um passo histórico em Vilnius. Parabenizo o importante passo que a Turquia prometeu dar, para ratificar a adesão da Suécia à Otan”, escreveu.