Tufão atinge região metropolitana de Tóquio com ventos de 216 km/h

Considerado um dos mais fortes que já atingiram a localidade, o Faxai deixou rastros de destruição na capital japonesa

iStockiStock

atualizado 09/09/2019 15:11

O poderoso tufão Faxai passou pela região metropolitana de Tóquio, no Japão, nesta segunda-feira (09/09/2019), noite de domingo no Brasil. Considerado um dos mais fortes que já atingiram a região, o fenômeno registrou rajadas de vento de até 216 km/h e chuvas que deixaram rastros de destruição na capital.

Três pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas. Os transportes públicos tiveram graves problemas e o fornecimento de energia elétrica teve cortes generalizados, deixando 864 mil casas sem luz. Mais de 160 voos foram cancelados e dezenas de linhas de trem foram bloqueadas por horas. Segundo informações do jornal The Japan Times, cerca de 90% das estações de trem de Tóquio estavam com a entrada restrita.

De acordo com a NHK, emissora pública japonesa, o tufão tocou o solo japonês na cidade de Chiba, a leste de Tóquio, antes do amanhecer, trazendo ventos de até 207 km/h, velocidade nunca antes registrada na região.

Entre o fim do verão e o início do outono, é comum o registro de tempestades tropicais e tufões no Japão. Todos os anos, cerca de quatro a cinco tufões atingem a região, mas esse tem sido considerado incomum por ter passado tão próximo a Tóquio.

Últimas notícias