Trump diz que Hamas aceitou se desarmar na Faixa de Gaza
Segundo Donald Trump, Hamas aceitou acordo para o desarmamento completo após mediação de Egito, Catar e Turquia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (30/7) que o Hamas aceitou se desarmar na Faixa de Gaza, rompendo, assim, uma das principais barreiras que impediam o avanço da implementação do acordo de paz.
Além do Hamas, outros grupos que atuam no enclave palestino também teriam aceitado o desarmamento.
“Hoje, o Conselho de Paz alcançou um acordo HISTÓRICO para o DESARMAMENTO COMPLETO do Hamas e de todos os outros grupos armados em Gaza”, escreveu Trump em uma postagem na rede social Truth. “Este é um passo monumental rumo à PAZ e à SEGURANÇA duradouras”.
Segundo Trump, o desarmamento acontecerá de forma gradual. Depois que o grupo palestino entregar todas as armas, forças israelenses devem se retirar de Gaza, que darão lugar à Força Internacional de Estabilização. A missão será responsável por garantir a segurança do enclave durante um período de transição.
O Hamas não se pronunciou sobre o anúncio de Trump até o momento.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO possível desarmamento do Hamas faz parte da segunda fase do acordo de paz anunciado pela administração Trump em outubro do último ano — juntamento com a saída do grupo do governo local.
Embora tenha aceitado dissolver o governo, o grupo palestino vinha relutando em abaixar as armas.
Caso confirmado, a decisão abre caminhos para que a terceira e última fase do acordo de paz seja implementada. Nela estão previstas o início da reconstrução da Faixa de Gaza e a transição política local.



