metropoles.com

Avião que levava o time da Chapecoense cai na Colômbia

A aeronave em que estava a Chapecoense caiu próximo a Medellín, na Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Benavides/Associated S/Estadão Conteúdo
QUEDA DE AVI√O NA COL‘MBIA
1 de 1 QUEDA DE AVI√O NA COL‘MBIA - Foto: Luis Benavides/Associated S/Estadão Conteúdo

A Unidade Nacional para Gestão de Riscos de Desastres da Colômbia confirmou, na noite desta terça-feira (29/11), que encerrou as buscas por sobreviventes do acidente do avião que levava o time da Chapecoense e vários jornalistas brasileiros. Segundo o órgão, foram 71 mortos encontrados e seis resgatados com vida, mas um morreu no hospital. Mais de 150 estiveram envolvidas na operação.

O avião que levava os jogadores da Chapecoense a Medellín, na Colômbia, onde a equipe disputaria a primeira partida da final Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional nesta quarta-feira (30/11), caiu próximo ao aeroporto internacional da cidade.

A Aerocivil anunciou, por volta do meio dia  desta terça-feira (29/11), que seis pessoas sobreviveram ao acidente. São eles: Ximena Suárez (auxiliar de voo), Erwin Tumiri (técnico de aeronave), os jogadores da Chapecoense Alan Ruschel, Jackson Follmann e Hélio Zampier (o Neto) e o jornalista Rafael Valmorbida.

Xinhua / Notícias Telemedellín
Resto dos destroços do avião

Das 84 pessoas que viajariam para Medellín, ao menos três não embarcaram e estão no Brasil: o prefeito reeleito de Chapecó, Luciano Buligon (PSB-SC), o deputado estadual Gelson Merisio (PSD-SC), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e Plínio David De Nes Filho, presidente do Conselho Deliberativo do Chapecoense.

Arte/Metrópoles

Tragédia
O acidente ocorreu por volta de 1h desta terça (29), no horário brasileiro. Às 7h, o prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga, informou que pelo menos 25 pessoas não resistiram à queda do avião com o time de Santa Catarina a bordo. Às 7h40, aproximadamente, esse número foi atualizado pela polícia colombiana.

Do total, 48 eram integrantes da equipe catarinense. O avião caiu a 30 km da cabeceira do Aeroporto de Medellín em uma região montanhosa, de difícil acesso. Choveu na manhã desta terça (29), o que dificultou o resgate.

A delegação do time de Santa Catarina saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na tarde de segunda (28). Fez uma escala em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, e seguia em um voo da companhia boliviana LaMia para Medellín, quando sofreu o acidente.

Além do time da Chapecoense, havia 21 jornalistas brasileiros, entre eles, profissionais da Fox Sport, como o ex-jogador Mario Sérgio Pontes de Paiva, comentarista esportivo da emissora. A equipe da Chapecoense disputou a partida no fim de semana contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. O time paulista saiu campeão.

 LUIS BENAVIDES/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Retirada dos corpos no local do acidente

Os feridos foram levados para dois hospitais da região, um deles o San Juan de Deus. Em comunicado divulgado no Twitter, o Aeroporto de Medellín confirmou o resgate de seis sobreviventes do acidente envolvendo o avião que transportava o time da Chapecoense à Colômbia.

A causa do acidente ainda não foi esclarecida, mas especula-se que a queda tenha sido provocada por falta de visibilidade, falha elétrica ou até mesmo pane seca. (Com informações da Agência Estado e Ansa)

Confira vídeo do resgate no local do acidente, perto de Medellín, na Colômbia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?