metropoles.com

Transição na Argentina: reunião entre Milei e Fernández é desmarcada

A reunião entre Milei e Alberto Fernández marcaria o início do processo de transição de governo na Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Tomas Cuesta/Getty Images
Javier Milei sentado em programa de televisão, com fundo azul - Metrópoles
1 de 1 Javier Milei sentado em programa de televisão, com fundo azul - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Reunião marcada para esta segunda-feira (20/11) entre o atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o sucessor, Javier Milei, foi adiada e ainda não há previsão de nova data para que ocorra. O encontro marcaria o início do processo de transição de governo no país vizinho.

De acordo com o portal argentino La Nacion, o adiamento ocorreu em razão da divergência entre as duas equipes sobre o local em que a reunião seria realizada.

Milei não quer que o encontro não seja em Olivos nem na Casa Rosada [sede do governo]. E Alberto é inflexível com isso, porque é isso que dita o protocolo”, disse uma fonte ligada ao governo ao portal.

Além do local, o jornal Clarín afirma que também são alvos de discordância os participantes da reunião e se haveria foto oficial. O encontro buscaria reunir as equipes para sanar dúvidas sobre os rumos da economia.

Nesse domingo (19/11), o economista e deputado Javier Milei (Libertad Avanza) venceu as eleições para presidente da Argentina. O seu opositor, o candidato peronista Sergio Massa (Unión por la Patria), ficou com 44,2% dos votos até o momento, com 96,7% de apuração.

Como mostrou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou o comparecimento à posse e avalia enviar o vice-presidente Geraldo Alckmin ou o chanceler Mauro Vieira ao evento em 10 de dezembro.

Durante a campanha, Milei afirmou que Lula era um “presidiário comunista”. Além disso, teria proferido diversas ofensas durante as eleições de 2022, como gesto de apoio a Jair Bolsonaro (PL).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?