Há uma cena no filme Deus é Brasileiro no qual o Todo Poderoso, com o saco cheio de ouvir o esperto Taoca, tapa levemente os ouvidos e consegue a paz trazida pelo silêncio. A mulher desta matéria não é Deus, mas certamente garantiu bem mais serenidade ao acordar e perceber que não conseguia ouvir mais vozes masculinas.

Identificada apenas como Chen, ela havia ido dormir após sentir náuseas e sofrer com um zumbido nos ouvidos. Ao despertar, se deu conta que não estava ouvindo o namorado dela. De acordo com matéria do site Jezebel, ela seguiu para o hospital, sendo atendida pela otorrinolaringologista Lin Xiaoging.

“Ela foi capaz de me ouvir. Mas, quando um jovem paciente entrou, ela não conseguiu escutá-lo”, disse a médica. Chen foi diagnosticada com “perda auditiva de baixa frequência”, uma condição rara que torna o ouvido capaz de captar apenas frequências altas. Apesar de não ter certeza de como tudo começou, a especialista acredita que o estresse desencadeou o processo.

A voz masculina varia em uma faixa de 80 Hz e 150 Hz (hertz é a unidade que mede a frequência e da vibração das ondas, incluindo as sonoras, como a voz). No caso das vozes femininas, essa variação é de 150 Hz e 250 Hz. Ninguém poderá julgar Chen caso ela, durante o processo de recuperação, fique feliz em não precisar ouvir cantadas baratas ou mesmo aquele colega de trabalho que sempre trata mal as mulheres, não é mesmo?