Rússia corta fornecimento de eletricidade para a Finlândia

Estatal russa afirma que suspensão, marcada para ter início neste sábado (14/5), ocorre por falta de pagamento

atualizado 13/05/2022 18:27

Divulgação

A Rússia anunciou nesta sexta-feira (13/5) que irá interromper o fornecimento de eletricidade para a Finlândia a partir de 1h da manhã deste sábado (14/5). Segundo o país liderado por Vladimir Putin, a medida será tomada por falta de pagamentos. A informação foi dada pela RAO Nordic, subsidiária da empresa russa Inter RAO.

O anúncio vem um dia após a Finlândia dizer que pedirá a entrada na Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan). Na quinta-feira, após o anúncio da Finlândia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a entrada do país na Otan é “definitivamente” uma ameaça à Rússia. Ele disse que a Finlândia se juntou aos passos hostis dados pela União Europeia.

A RAO Nordic afirmou que foi “forçada a suspender a importação de eletricidade” porque “não é capaz de fazer pagamentos pela eletricidade importada da Rússia”. A empresa ressalta que é a primeira vez em 20 anos que isso ocorre.

0

A operadora do sistema de transmissão da Finlândia, Fingrid, confirmou que a interrupção no fornecimento de energia importada da Rússia seria devido a dificuldades nos pagamentos. A empresa ressalta, no entanto, que a eletricidade na Finlândia não está ameaçada, uma vez que as importações russas nos últimos anos cobriram apenas 10% do consumo total do país.

“A falta de importação de eletricidade da Rússia será compensada importando mais eletricidade da Suécia e gerando mais eletricidade nacional”, afirmou Reima Päivinen, vice-presidente sênior de operações do sistema de energia da Fingrid.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias