metropoles.com

Rússia condena poetas à prisão por críticas à guerra da Ucrânia

Justiça russa sentenciou Artyom Kamardin a 7 anos de prisão, enquanto Yegor Shtovba pegou 5 anos e meio

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Imagem mostra dupla de poetas presos pelo governo russo - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra dupla de poetas presos pelo governo russo - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

O Tribunal Distrital de Tverskoi, em Moscou, na Rússia, condenou dois poetas por recitar versos contra a Guerra da Ucrânia. A Corte sentenciou Artyom Kamardin a 7 anos de prisão, enquanto Yegor Shtovba pegou 5 anos e meio.

Segundo a acusação, o conteúdo recitado incitava o ódio e colocava em risco a segurança nacional. O evento realizado pela dupla ocorreu próximo ao monumento ao poeta Vladimir Mayakovsky, em setembro de 2022, e veio na esteira da ordem do presidente russo, Vladimir Putin, para a mobilização de 300 mil reservistas ao conflito.

Segundo a mídia russa, as forças policiais agrediram Kamardin e até mesmo abusaram dele. Pouco depois da prisão, um vídeo divulgado por veículos jornalísticos pró-governo o mostrava com o rosto machucado e pedindo desculpas. Não houve investigação sobre a ação policial.

Veja:

Durante a audiência, a esposa de Kamardin, Alexandra Popova, classificou o julgamento como “vergonha”. Policiais a escoltaram para fora da Corte. Depois, autoridades a prenderam, além de outras pessoas que falaram com jornalistas, sob a alegação de que utilizaram o espaço fora do tribunal para a realização de um comício.

Segundo o grupo de mídia russo pró-direitos humanos OVD-Info, estima-se que, entre fevereiro de 2022 e início de dezembro deste ano, 19.847 pessoas tenham sido presas por manifestações anti-guerra. O Estado processou criminalmente outras 794 pelo mesmo motivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?