Categorias: Religião

Ex-arcebispo acusa papa de mentir ao negar que sabia de casos de abuso

Carlo Maria Viganò, ex-arcebispo e crítico de longa data do Vaticano, quebrou meses de silêncio nessa segunda-feira (10/06/2019) ao acusar o papa Francisco de “mentir descaradamente” por negar ter conhecimento das acusações de abuso sexual contra um cardeal americano.

Viganò foi uma espécie de embaixador do Vaticano nos Estados Unidos. Ele disse ao jornal americano The Washington Post, em uma série de e-mail, que Francisco e o antecessor, o papa emérito Bento XVI, deveriam esclarecer o que sabiam sobre os supostos abusos cometidos durante décadas pelo ex-cardeal Theodore McCarrick.

É “imensamente triste que Francisco minta descaradamente a todos para encobrir seus erros na alegada proteção de McCarrick”, afirmou. “Como alguém, especialmente um papa, poderia esquecer isso?”, questionou.

“Bento XVI e João Paulo II são seres humanos e certamente podem ter cometido erros”, comentou. “Se cometeram, queremos saber sobre eles. Por que mantê-los escondidos? Todos nós podemos aprender com nossos erros”, finalizou.

Ele apontou ainda que a responsabilidade de divulgar documentos sobre a atuação de papas no caso McCarrick é do Vaticano — “se eles ainda não os destruíram”, provocou. “A hora ainda não chegou para que eu divulgue qualquer coisa. Os resultados de uma investigação honesta seriam desastrosos para o atual papado”, disse. (Com informações da Agência Estado)

Tácio Lorran

Nascido em Valparaíso de Goiás (GO), apesar de ter crescido nas redondezas, é fruto da cultura brasiliense. Já atuou como repórter na editoria de Cidades do Jornal de Brasília e estuda jornalismo no Centro Universitário Iesb. Vencedor de dois Projetos Integradores (PIs) nas categorias melhor reportagem impressa e melhor plano de comunicação. É estagiário em Política e Brasil desde maio de 2019.

Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internada em BH com suspeita de coronavírus

Ela voltava de Wuhan, na China, onde o vírus começou a se espalhar e foi hospitalizada na última sexta-feira (24/01/2020)

3 minutos passados

Justiça decreta prisão preventiva de acusado de matar 3 enteados

Homem teria posto fogo em casarão para matar as crianças (de 4, 5 e 7 anos), filhas da companheira. Ele…

10 minutos passados

Covas sobre Aécio: “Só faltava eu ter que sair para ele ficar”

No Roda Viva, prefeito de São Paulo voltou a criticar o deputado federal por Minas Gerais e citou "provas" contra…

23 minutos passados

Santos bate o Guarani e conquista a primeira vitória com Jesualdo

O Peixe chegou aos quatro pontos e está na liderança do Grupo A do Campeonato Paulista

31 minutos passados

Revista diz que Kobe Bryant tinha acordo para não voar com esposa

O ex-jogador de basquete, morto no último domingo (26/01/2020), após acidente de helicóptero, usava o veículo para fugir do trânsito

50 minutos passados

AGU recorre ao STJ para liberar resultados do Sisu nesta terça

Divulgação está suspensa por ordem da Justiça, que exige comprovação de que os erros na correção das provas do Enem…

1 hora passados