metropoles.com

Reino Unido se prepara para calor recorde de 40°C nos próximos dias

Medida de emergência nacional mais alta pelo clima quente foi anunciado pelo governo. Escolas vão fechar

atualizado

Compartilhar notícia

Bryn Colton/Getty Images
O pequeno Felix Johnson, de 3 anos, tenta se refrescar em um fonte de água em Londres. Os britânicos vão enfrentar uma onda de calor durante a próxima semana
1 de 1 O pequeno Felix Johnson, de 3 anos, tenta se refrescar em um fonte de água em Londres. Os britânicos vão enfrentar uma onda de calor durante a próxima semana - Foto: Bryn Colton/Getty Images

O Reino Unido se encontra em estado de emergência nacional por causa do calor de quase 40 °C. As temperaturas recordes na história do país devem ser superadas nos próximos dias, segundo especialistas. E o alerta de nível quatro, o mais alto, será anunciado para segunda (18/7) e terça-feira (19/7) da semana que vem.

O risco de doenças relacionadas ao calor e até mesmo a morte por causa das altas temperaturas fizeram com que o governo britânico tomasse a decisão, uma vez que o Sistema Nacional de Saúde poderia sofrer uma pressão muito grande. Por isso, algumas escolas serão fechadas e passageiros com viagem marcada de trem estão sendo aconselhados a não sair de casa.

Veja gráfico simulando o aumento de temperatura (em graus Celsius):

Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido alertou que “a doença e a morte podem ocorrer entre os aptos e saudáveis, e não apenas em grupos de alto risco e exigirão uma resposta multissetorial nos níveis nacional e regional”.

A Secretaria de Meteorologia inglês e outros especialistas acreditam que existe uma chance 80% da quebra de recorde da temperatura no país, que foi de 38,7 °C em 2019. “Esperávamos não chegar a essa situação, mas, pela primeira vez, estamos prevendo mais de 40 °C no Reino Unido”, apontou Nikos Christidis, do órgão responsável pela meteorologia na Inglaterra.

“A mudança climática já influenciou a probabilidade de extremos de temperatura no Reino Unido. As chances de ver 40 °C no Reino Unido podem ser até 10 vezes mais prováveis ​​no clima atual do que sob um clima natural não afetado pela influência humana”, continuou Christidis.

O atual recorde do Reino Unido foi registrado no Jardim Botânico de Cambridge em 25 de julho de 2019.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?