metropoles.com

Rainha recebe Liz Truss, que é confirmada como premiê do Reino Unido

Reunião aconteceu no castelo de Balmoral, na Escócia, depois que o agora ex-primeiro-ministro Boris Johnson entregou sua renúncia

atualizado

Compartilhar notícia

Jane Barlow – WPA Pool/Getty Images
Rainha Elizabeth recebe a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss no castelo de Balmoral, na Escócia
1 de 1 Rainha Elizabeth recebe a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss no castelo de Balmoral, na Escócia - Foto: Jane Barlow – WPA Pool/Getty Images

A conservadora Liz Truss tornou-se oficialmente primeira-ministra do Reino Unido após se encontrar com a rainha Elizabeth, no castelo de Balmoral, na Escócia. O encontro entre as duas durou cerca de meia hora e faz parte do protocolo do cargo.

Também era necessário que o ex-primeiro-ministro Boris Johnson entregasse sua carta de renúncia, o que também já foi feito.

Agora, Truss volta à residência oficial de Downing Street, onde fará um discurso para a nação. Depois disso, ela vai nomear o gabinete. Já há algumas secretarias com nomes certos para assumirem. É o caso de Kwasi Kwarteng como chanceler, James Cleverly como secretário de Relações Exteriores e Suella Braverman como ministra do Interior.

0

No discurso, é esperado que a nova primeira-ministra anuncie planos para enfrentar a crise dos preços da energia. A expectativa passa por um pacote de 100 bilhões de libras para congelar as contas, algo que está sendo discutido pelos aliados.

Truss tem 47 anos e é a 56ª primeira-ministra do Reino Unido – terceira mulher no cargo. Admiradora de Margaret Thatcher e defensora do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia), ela nasceu em Oxford, no sudeste da Inglaterra. Ela se formou em filosofia, política e economia, no Merton College.

Entrou para o Parlamento Britânico em 2010, onde foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil em setembro de 2012. Na sequência, atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016.

Depois, assumiu como secretária de Justiça até 2017. E como secretária-chefe do Tesouro até 2019. Assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades no mesmo ano, ficando até setembro do ano passado, quando foi nomeada secretária de Relações Exteriores.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?