Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Quase 100 mil pessoas fogem de suas casas no Iêmen em meio a conflito

Iêmen voltou a ser palco de conflitos entre o grupo Houthis e forças da coalizão internacional liderada pela Arábia Saudita

15/09/2026 17:23
Marwan Abdullah Yahya Saeed Al-shabi/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida mostra mulher deslocada pelos conflitos no Iêmen - Metrópoles

Quase 100 mil pessoas fugiram de suas casas no Iêmen após a escalada no conflito entre os Houthis, que controlam o norte do país e a costa iemenita, e forças da coalizão militar internacional liderada pela Arábia Saudita. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15/9) pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

De acordo com a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), 93.864 mil pessoas foram deslocadas no território iemenita desde o início deste mês, quando a violência no país aumentou.

O relatório da OIM aponta que as pessoas deslocadas viviam no sudoeste do Iêmen, onde está localizada a costa do Iêmen recentemente ocupada pelos Houthis. A região liga o país ao Mar Vermelho, e é estratégica para o controle do Estreito de Bab el-Mandeb.

Estreito de Bab el-Mandeb, na costa do Iêmen
Estreito de Bab el-Mandeb, rota comercial marítima no Iêmen

Além de pessoas que buscam refúgio em outras áreas do Iêmen, mais de 2,4 mil pessoas fugiram para Djibuti nos últimos quatro dias, informou a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). 

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A ONU estima que mais de 20 milhões de iemenitas necessitam de ajuda humanitária, ao passo em que a entrada de assistência no país segue prejudicado por danos em estradas do Iêmen e o cenário de insegurança.

O que está acontecendo?

O Iêmen voltou a enfrentar episódios de violência em julho deste ano, após os Houthis acusarem a Arábia Saudita de atacar o Aeroporto Internacional de Sanaa. O terminal está localizado na capital do país, um dos locais controlados pelo grupo iemenita desde meados de 2014.

Em resposta, a organização passou a atacar o território saudita, que provocaram reações das forças sauditas.

Além da troca de ataques mútuos, os Houthis avançaram sobre a costa do Iêmen, e tomaram o controle do local que dá acesso ao Mar Vermelho — onde está localizado o Estreito de Bab el-Mandeb.

A via marítima era utilizada pela Arábia Saudita como alternativa para escoar sua produção de petróleo em meio ao bloqueio do Estreito de Ormuz, imposto pelo Irã. Mas, com a retomada das hostilidades, o grupo iemenita passou a impedir a passagem de embarcações sauditas pelo local. 

Desde 2015, a Arábia Saudita lidera uma coalizão militar que entrou em guerra com os Houthis, apoiados pelo Irã, em favor do governo iemenita internacionalmente reconhecido.

Em 2022, a ONU firmou um acordo de cessar-fogo entre os dois lados envolvidos na guerra. A trégua, no entanto, sempre se mostrou frágil com ataques ocasionais sendo registrados nos últimos anos entre os dois lados.