metropoles.com

Putin anuncia que fornecerá mísseis de capacidade nuclear para Belarus

Presidente russo também propôs modernizar aviões bielorussos para torná-los capazes de levar justamente armamentos nucleares

atualizado

Compartilhar notícia

Rusm2/Getty
Russian nuclear missile Topol-M near the Kremlin
1 de 1 Russian nuclear missile Topol-M near the Kremlin - Foto: Rusm2/Getty

Em meio à guerra no Leste Europeu, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou neste sábado (25/6) que entregará a Belarus “nos próximos meses” mísseis de curto alcance Iskander-M, armamento capaz de transportar ogivas atômicas.

“Nos próximos meses, vamos transferir para Belarus sistemas de mísseis táticos Iskander-M, que podem usar mísseis balísticos ou de cruzeiro, em suas versões convencionais e nucleares”, disse Putin.

O anúncio aconteceu durante a visita do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, à Rússia. Putin ainda propôs ajudar Belarus a modernizar seus aviões de combate para torná-los capazes de transportar armas nucleares, além de treinar equipes.

“Muitos (aviões) Su-25 estão em serviço na força aérea bielorrussa. Poderiam ser melhorados de uma forma adequada. Essa modernização deve ser feita nas fábricas de aviões na Rússia e o treinamento da equipe deve começar de acordo com isso”, declarou Putin.

0

Avanço russo na Europa

Nesta semana, países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) acusaram a Rússia de invasão do espaço aéreo. Depois de Dinamarca e Suécia, foi a vez de Estônia e Lituânia relatarem invasões de aeronaves russas em seu território.

Na última terça-feira (21/6), a Estônia afirmou ter detectado a presença de um helicóptero russo em seu espaço aéreo durante o fim de semana. Segundo o governo do país, o equipamento russo atua na proteção de fronteiras e o voo durou cerca de dois minutos.

“A Estônia considera esse incidente extremamente grave e deplorável, que invariavelmente provoca ainda mais tensão e é completamente inaceitável”, informou o Exército em nota.

De acordo com o secretário permanente do Ministério da Defesa da Estônia, “isso é algo que se tornou diário. Esta é a imagem de ameaça. Nunca foi tão grave quanto é agora”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?