Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Primeiro navio de gás do Catar atravessa Ormuz desde início da guerra

Primeiro carregamento de GNL do Catar cruza o Estreito de Ormuz desde o avanço do conflito entre Israel, EUA e Irã

10/05/2026 10:02
Compartilhar notícia
U.S. Navy via Getty Images
Estreito de Ormuz - Metrópoles

Um navio-tanque do Catar carregado de GNL (Gás Natural Liquefeito) atravessou o Estreito de Ormuz neste domingo (10/5). Trata-se da primeira exportação de combustível do país desde o início do conflito entre Irã, Israel e os Estados Unidos (EUA), que começou em fevereiro.

A embarcação saiu do campo petrolífero de Fateh, em Dubai (Emirados Árabes), com destino ao Porto Qasim, no Paquistão.

Por volta das 9h30 deste domingo, o navio-tanque Al Kharaitiyat já navegava pelo Golfo Pérsico, de acordo com a ferramenta de rastreamento marítimo MarineTraffic.

O Estreito de Ormuz é a principal rota de petróleo e gás. Também é passagem de entrada e saída do Golfo Pérsico.

Tensão

O Catar é um dos maiores produtores de gás natural do mundo e teve as atividades impactadas pelo conflito no Oriente Médio, além das constantes tensões no Estreito de Ormuz.

Neste domingo, três navios petroleiros também conseguiram retomar a navegação na região.