metropoles.com

Presidente do Parlamento da Otan diz que decisão de Putin é “imprudente”

A presidente do Parlamento da Otan acredita que a “Rússia continua sendo a ameaça mais significativa e direta à segurança dos aliados”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Otan
Presidente da Assembleia Parlmamentar da Otan - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Assembleia Parlmamentar da Otan - Metrópoles - Foto: Reprodução/Otan

A presidente da Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Joëlle Garriaud-Maylam, declarou que a decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de suspender a participação no acordo nuclear entre a Rússia e os Estados Unidos (EUA) é “profundamente decepcionante e imprudente”.

Em comunicado, Garriaud-Maylam afirma que “Putin deve reverter o curso” da decisão. Ela acrescentou que “a competição nuclear irrestrita não é do interesse de ninguém”.

“A poucos dias do trágico aniversário de um ano da renovada guerra de agressão não provocada, injustificada e brutal da Rússia contra a Ucrânia, o presidente Putin, mais uma vez, viola um compromisso assumido livremente pela Rússia, desestabilizando ainda mais a paz e a segurança global e ameaçando o sistema internacional”, declarou Garriaud-Maylam.

Segundo a presidente do parlamento, a decisão de Putin mostra que a “Rússia continua sendo a ameaça mais significativa e direta à segurança dos aliados da Otan”.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, reuniu-se com o presidente norte-americano, Joe Biden, e líderes do Bucareste 9 (B9), nesta quarta-feira (22/2). Durante a reunião, ele agradeceu a participação e ajuda dos EUA na Guerra da Ucrânia. Além disso, ele reafirmou que o compromisso com os ucranianos é “inabalável”.

Stoltenberg disse que “os aliados nunca estiveram tão unidos e protegeremos cada centímetro” do terrítorio da Ucrânia.

Entenda a saída da Rússia do Novo Start

Prestes a completar um ano de invasão das terras ucranianas, o presidente russo, Vladimir Putin, mostrou interesse de retirar a Rússia do Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo Start), um acordo nuclear entre os EUA e o Kremlin que prevê a redução do arsenal de ambos os países, na terça-feira (21/2).

Putin convoca cidadãos e ameaça guerra nuclear contra Ocidente
Putin convoca cidadãos e ameaça guerra nuclear contra Ocidente

“Nesse sentido, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin. Depois da declaração do presidente, o parlamento russo aprovou a saída do Novo Start, nesta quarta-feira (22/2).

O governo russo tem o maior estoque de armas nucleares do mundo, com cerca de 6 mil ogivas, segundo especialistas. Juntos, a Rússia e os Estados Unidos detêm cerca de 90% das armas nucleares do planeta — o suficiente para explodir o mundo inteiro, várias vezes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?