Uruguai: Martínez reconhece vitória de oposicionista Lacalle Pou

Segundo turno das eleições para presidente terminou com pequena vantagem para Lacalle, mas votos precisaram ser recontados

Reprodução/Twitter

atualizado 28/11/2019 13:42

Candidato à presidência do Uruguai, Daniel Martínez (Frente Ampla) reconheceu, no início da tarde desta quinta-feira (28/11/2019), a vitória do oposicionista Luis Lacalle Pou (Partido Nacional).

O segundo turno das eleições uruguaias ocorreu nesse domingo (24/11/2019). Na ocasião, a contagem inicial terminou com uma diferença pequena entre os dois concorrentes.

A apuração é refeita ao longo da semana. O resultado definitivo sai nesta quinta-feira ou sexta-feira (29/11/2019), mas Daniel já reconheceu a vitória do adversário.

“A evolução do escrutínio dos votos observados não muda a tendência, por isso cumprimentamos o presidente eleito Luis Lacalle Pou, com quem irei realizar uma reunião amanhã”, escreveu Daniel Martínez, de esquerda. 

Em seguida, agradeceu aos que confiaram a Martínez o “voto de coração”. Na contagem de domingo, o governista tinha 47,5% dos votos ante 48,7% de Lacalle Pou.

Lacalle Pou lidera uma coligação com partidos de perfil centro-direita. Apesar de propor uma agenda economicamente liberal, mantém distância do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Daniel Martínez é do mesmo partido do atual presidente do Uruguai, Tabárez Vásquez, e do ex-presidente e atual senador, José “Pepe” Mujica. 

Últimas notícias