metropoles.com

Premier italiano diz que avião segue para Bolívia para buscar Battisti

Ex-ativista é condenado em seu país à prisão perpétua por quatro assassinatos nos anos 1970

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriela Bilo/Estadão
CESARE BATTISTI
1 de 1 CESARE BATTISTI - Foto: Gabriela Bilo/Estadão

O premier italiano Giuseppe Conte afirmou na manhã deste domingo (13/1) que um avião do governo está indo para a Bolívia e levará o fugitivo Cesare Battisti de volta ao seu país de origem

Em um comunicado, Conte elogiou autoridades bolivianas e brasileiras pela captura, após Battisti passar quase quatro décadas em fuga. Ele falou que Battisti começará a cumprir sua pena perpétua assim que retornar a solo italiano.

Mais cedo, o ministério de Relações Exteriores afirmou que a prisão foi resultado de um “esforço determinado das autoridades bolivianas e brasileiras”, junto com as missões diplomáticas da Itália. O chanceler Enzo Moavero Milanesi “confirmou que o esforço continuará para que sua extradição para a Itália possa acontecer assim que possível”.

Battisti foi preso no sábado (12/1), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, Ele foi condenado na Itália por quatro assassinatos nos anos 1970. O italiano era considerado foragido desde 14 de dezembro. Ele tem ordem de prisão cautelar determinada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na decisão, Fux expediu o mandado de prisão para ser cumprido pela Interpol, no Brasil representada pela Polícia Federal. Também citou pedido da Interpol para prender Battisti pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

 

Compartilhar notícia