metropoles.com

Diplomatas brasileiros em Caracas vão ignorar ordens de Maduro

De acordo com o chanceler Ernesto Araújo, representantes continuarão na Venezuela, mas apenas respondendo a Guaidó

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Juan Guaidó
1 de 1 Juan Guaidó - Foto: Reprodução/Twitter

Num gesto de apoio a Juan Guaidó (foto principal), o Itamaraty orientou seus diplomatas em Caracas a responder apenas ao presidente da Assembleia Nacional, considerado a partir de quarta-feira (23/1), como a única autoridade legítima e reconhecida pelo Brasil.

À reportagem, o chanceler Ernesto Araújo indicou que não vai retirar da Venezuela os diplomatas brasileiros. “Eles ficam”, disse na manhã desta quinta-feira (24), em Davos. Outra orientação, segundo ele, seria a de apenas manter contatos com a equipe de Guaidó.

Diante do fim do reconhecimento do governo de Nicolás Maduro por diversos governos latino-americanos, foi dada 72 horas para a diplomacia dos EUA se retirar do país. A Casa Branca, porém, indicou que as ordens de Maduro não tinham efeito.

A reportagem obteve uma carta assinada pelo próprio Guaidó e enviada a todas as embaixadas estrangeiras em Caracas. No documento, o presidente da Assembleia ressalta: “Desejo firmemente que mantenham sua presença diplomática em nosso país”.

Guaidó também alerta aos governos estrangeiros a ignorar as ordens de Maduro. “Peço que desconheçam qualquer ordem ou disposição que contradiga o firme propósito do poder legítimo da Venezuela, que, em virtude da Constituição, ostento que as missões diplomáticas, os chefes de missões e todos seus funcionários continuem operando na Venezuela com normalidade e que se respeitem todas as imunidade e privilégios”, escreveu.

“Qualquer disposição contrária careceria de validade, já que emanaria de pessoas ou entidades que, por seu caráter usurpatório, não têm autoridade legítima para pronunciar-se a respeito”, completou Guaidó.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?