metropoles.com

Coalizão de Berlusconi lidera eleições italianas, aponta boca de urna

Mas o Parlamento será fracionado e nenhum dos partidos recebeu a maioria necessária de votos para formar o próximo governo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
silvio berlusconi
1 de 1 silvio berlusconi - Foto: Divulgação

Pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora italiana RAI aponta que a coalizão de centro-direita – que inclui os partidos nacionalistas Força Itália (FI), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, e Liga Norte, de Matteo Salvini – está em primeiro lugar nas eleições gerais do país. Em seguida, aparece o Movimento 5 Estrelas (M5E).

O levantamento, feito pela agência Piepoli neste domingo (4/3), mostra que a coalizão tem entre 33% e 36% dos votos, enquanto o M5S soma entre 29,5% e 32,5%. O Partido Democrático, do atual primeiro-ministro, Paolo Gentiloni, conta com um percentual de 24,5% a 27,5% dos votos. A margem de erro da pesquisa é de 3%.

Os resultados indicam que o Parlamento será fracionado: nenhum dos partidos recebeu a maioria necessária de votos para formar o próximo governo. A votação no país terminou por volta das 19h, no horário de Brasília.

Como Berlusconi não pode ser eleito devido a uma condenação por fraude fiscal, o candidato a premiê deve ser o atual presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani. Como a maior coalizão única, a aliança liderada por Berlusconi pode exigir o direito de tentar formar um governo minoritário que dependesse do apoio de outros partidos para obter votos de confiança.

Do mesmo modo, como partido único mais votado, o Movimento 5 Estrelas também pode insistir em tentar formar um governo minoritário, embora os analistas considerem esse resultado como menos provável.

As eleições gerais deste domingo elegeram 630 deputados e 315 senadores. Há 46 milhões de eleitores na Itália, e mais de 4 milhões puderam votar no exterior, incluindo os 400 mil italianos que moram no Brasil. (Com informações de agências)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?