metropoles.com

“Avanços importantes alcançados”, diz Bolsonaro ao se despedir dos EUA

O presidente do Brasil se encontrou com o presidente norte-americano Donald Trump nesta terça para afinar parcerias

atualizado

Compartilhar notícia

Mark Wilson/Getty Images
Bolsonaro e Trump
1 de 1 Bolsonaro e Trump - Foto: Mark Wilson/Getty Images

Enviada especial a Washington (EUA) – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou uma mensagem de despedida dos Estados Unidos no Twitter, no início da noite desta terça-feira (19/3), dizendo que encerra a viagem com “sensação de missão cumprida”. O presidente brasileiro afirma que houve avanços na área econômica, de segurança e política externa.

Bolsonaro se reuniu com o presidente norte-americano Donald Trump na Casa Branca, nesta terça. Os dois trocaram gentilezas e camisas das respectivas seleções nacionais de futebol.

Após a publicação, nessa segunda-feira (18), de decreto que isenta norte-americanos de visto para visitarem o Brasil, sem a garantia de reciprocidade, Trump afirmou que trabalha no tema para “dar mais facilidade” para os brasileiros entrarem nos EUA.

Donald Trump não se alongou no tema. Entre outros assuntos, citou o acordo para utilização da Base Militar de Alcântara, no Maranhão, e afirmou que o relacionamento com o Brasil nunca foi melhor. “Temos uma grande aliança com o Brasil, melhor do que jamais tivemos”, declarou.

Trump também não descartou uma ação militar na Venezuela, que enfrenta grave crise, e disse que “todas as opções estão na mesa”. No entanto, não discutiu o envolvimento brasileiro numa possível empreitada no país de Nicolás Maduro.

Após visitar o Cemitério Nacional de Arlington, monumento em homenagem aos norte-americanos mortos em guerras, o presidente brasileiro conversou com a imprensa sobre o encontro mantido com Trump e os acordos firmados durante a viagem.

Bolsonaro foi questionado especialmente sobre o fato de o Brasil ter liberado, por decreto, o ingresso de cidadãos americanos no país, sem a necessidade de apresentarem visto. Ao adotar medida, o governo federal abriu mão do princípio de reciprocidade pelo qual era esperado que a nação beneficiada por atos do tipo trate da mesma forma os brasileiros. Os EUA, contudo, continuarão exigindo documento de quem sai do Brasil para entrar no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?