metropoles.com

Peru fecha acesso a Machu Picchu, em meio a protestos e mortes no país

Medida foi adotada por segurança e por tempo indeterminado. Ao menos 50 pessoas morreram em manifestações contra a presidente Dina Boluarte

atualizado

Compartilhar notícia

DavorLovincic/Getty Images
Machu Picchu
1 de 1 Machu Picchu - Foto: DavorLovincic/Getty Images

As autoridades peruanas fecharam neste sábado (21/1) o acesso à cidade inca de Machu Picchu, considerada um patrimônio mundial pela Unesco. O motivo alegado para o isolamento da região foi segurança. Ao longo da última semana, o país tem convivido com uma série de protestos. Eles reivindicam a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte. Até agora, ao menos 50 pessoas morreram nos confrontos ocorridos nessas manifestações.

Em nota, o Ministério da Cultura peruano informou: “A malha rodoviária inca e a cidadela de Machu Picchu foram fechadas em vista da situação social e para garantir a integridade dos visitantes”, anunciou o órgão, observando que a medida vale “até novo aviso”. Ou seja, por tempo indeterminado.

De acordo com a agência de notícias AFP, o governo peruano tomou a decisão após a ferrovia que liga a cidade de Cusco a Machu Picchu ter sido danificada. Os problemas foram atribuídos pelas autoridades a ativistas contrários ao governo. Segundo a concessionária Ferrocarril Trasandino, trilhos da via foram retirados do local na sexta (20/1).

Ainda segundo a agência, ao menos 400 turistas estão presos em Aguas Calientes, povoado próximo a Machu Picchu. A ferrovia é o único meio de transporte para a cidadela, já que não há uma passagem para carros para conectá-la a Cusco.

Caso o fechamento da cidade histórica se estenda, ele trará consequências econômicas negativas, uma vez que o turismo é a principal fonte de renda da região. Machu Picchu, também chamada de a “terra perdida dos incas”, é uma cidade pré-colombiana, localizada no topo de uma montanha, a 2,4 mil metros de altitude, no vale do rio Urubamba.

Ela foi construída no início do século XV, por volta de 1420, sob as ordens de Pachacuti, o nono Sapa Inca, ou Imperador Supremo. O local é, provavelmente, o maior símbolo do Império Inca.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?