metropoles.com

Peru: Castillo chama Boluarte de “usurpadora” e diz que não renunciará

Em carta publicada nas redes sociais, o presidente deposto do Peru não reconheceu o impeachment que sofreu e criticou a atual mandatária

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução de vídeo
Presidente do Peru, Pedro Castillo, durante pronunciamento de dissolução do Congresso. Ele aparece sentado, segurando um discurso e com a bandeira do Brasil atrás - Metrópoles
1 de 1 Presidente do Peru, Pedro Castillo, durante pronunciamento de dissolução do Congresso. Ele aparece sentado, segurando um discurso e com a bandeira do Brasil atrás - Metrópoles - Foto: Reprodução de vídeo

Em carta aberta publicada no Twitter, o presidente deposto do Peru, Pedro Castillo, diz que não reconhece o impeachment do qual foi alvo, após tentar um golpe de estado. Ele ainda classificou a atual presidente, Dina Boluarte, como “usurpadora” e a comparou à “direita golpista”.

“Falo-vos para reiterar que sou incondicionalmente fiel ao mandato popular e constitucional que ostento como presidente, e não renunciarei nem abandonarei minhas altas e sagradas funções”, afirmou, sem reconhecer o processo de impeachment do qual foi alvo.

O ex-mandatário do Peru afirmou estar “humilhado, incomunicável, maltratado e sequestrado”. Castillo está preso desde a última quarta-feira (7/12).

Leia a carta publicada no perfil de Castillo:

Tentativa de golpe

Na última quarta-feira (7/12), os rumos do país mudaram de maneira repentina. Castillo, que vinha sofrendo pressões no exercício do mandato, decretou estado de exceção. O anúncio ocorreu em TV aberta e determinava a dissolução do Congresso do país, convocação de novas eleições e implantação de estado de emergência e toque de recolher.

Mesmo com o anúncio de fechamento do Congresso, a casa legislativa votou e aprovou um processo de impeachment em urgência. Assim, assumiu o cargo Dina Bolurte, até então vice-presidente do Peru.

Diante da ilegalidade da iniciativa, Castillo foi preso e encaminhado para o mesmo presídio em que está detido o ex-ditador Alberto Fujimori, que governou o país entre 1990 e 2000.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?