Paquistão diz ter matado mais de 200 membros do Talibã no Afeganistão

Exército do Paquistão afirma ter matado mais de 200 membros do Talibã durante ataques retaliatórios contra o Afeganistão

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Nava Jamshidi/Getty Images
Imagem colorida mostra apoiadores do Talibã no Afeganistão - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra apoiadores do Talibã no Afeganistão - Metrópoles - Foto: Nava Jamshidi/Getty Images

O Exército do Paquistão afirmou que mais de 200 membros do Talibã e “terroristas aliados” foram mortos durante ataques paquistaneses no Afeganistão. A informação foi divulgada pelo porta-voz das Forças Armadas do país, tenente-general Ahmed Sharif Chaudhry, neste domingo (12/10).

De acordo com o Serviço de Relações Públicas Inter-Serviços (ISPR), ao menos 21 instalações afegãs foram atingidas durante a operação realizada ao longo da fronteira entre os dois países.

Militares paquistaneses afirmaram que a ação foi uma resposta a ataques do Talibã e do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TPP), também conhecido como “Talibã paquistanês”, que opera a partir do Afeganistão.

O grupo islâmico confirmou a ação. Segundo o Talibã, a ofensiva foi uma retaliação contra bombardeios paquistaneses na capital do país, Cabul, realizados no último dia 9 de outubro.

Talibã anuncia cessar-fogo

Após a recente crise entre Afeganistão e Paquistão, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou que 58 soldados paquistaneses foram mortos durante os combates na região fronteiriça entre os dois países. O número, contudo, é contestado por Islamabade, que confirma a perda de 23 combatentes.

Mujahid, porém, disse que a operação afegã contra postos do Paquistão foi interrompida após um cessar-fogo mediado pelo Catar e Arábia Saudita. Até o momento nenhum dos países confirmou o acordo.

Desde o retorno do Talibã ao poder, em 2021, hostilidades entre os dois países têm se intensificado. O governo paquistanês acusa o grupo islâmico de abrigar membros do TTP no Afeganistão, apontados como responsáveis por diversas operações contra forças do país ao longo da fronteira — supostamente apoiados pela Índia, inimiga histórica do Paquistão. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?