metropoles.com

Otan: cúpula discute ajuda à Ucrânia e apoio à adesão da Suécia

Cúpula da Otan começa nesta terça-feira (11/7), em Vilnius, na Lituânia. Guerra na Ucrânia e adesão sueca estão na pauta da aliança militar

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Foto colorida do momento do aperto de mãos entre o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, o presidente da Turquia e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do momento do aperto de mãos entre o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, o presidente da Turquia e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg - Metrópoles - Foto: Reprodução/Twitter

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) inicia, nesta terça-feira (11/7), cúpula com os 30 países-membros. No encontro, organizado em Vilnius, na Lituânia, serão discutidas medidas de segurança e defesa das nações. Além disso, a reunião deverá tratar sobre o apoio da aliança militar à Ucrânia e a adesão da Suécia ao bloco.

Líderes da Austrália, da Nova Zelândia, do Japão e da Coreia do Sul, além da União Europeia, participarão da cúpula da Otan. Nessa segunda-feira (10/7), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concordou em retirar seu veto e recomendar o pedido da Suécia para ingressar no grupo — a Suécia foi convidada a integrar a aliança no ano passado, assim como a Finlândia.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou que Erdogan concordou em encaminhar a proposta de adesão da Suécia ao parlamento da Turquia.

“Tenho o prazer de anunciar que o presidente Erdogan concordou em encaminhar o protocolo de adesão da Suécia à Grande Assembleia Nacional o mais rápido possível e trabalhar em estreita colaboração com a assembleia para garantir a ratificação”, declarou Stoltenberg em entrevista coletiva.

Na cúpula, os países-membros também discutirão sobre o acordo para que cada aliado gaste o mínimo de 2% do Produto Interno Bruno (PIB) anual em segurança.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?