metropoles.com

ONU: energia renovável é a saída para combater a crise climática

O secretário-geral da ONU, António Guterres, propõe cinco ações para frear danos causados pelas mudanças climáticas no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

IMAGEM ILUSTRATIVA/ISTOK
Water vapour towers of a nuclear power plant agains the sunset. Climate change theme.
1 de 1 Water vapour towers of a nuclear power plant agains the sunset. Climate change theme. - Foto: IMAGEM ILUSTRATIVA/ISTOK

Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nessa quarta-feira (17/5), aponta que o clima extremo causou grande impacto à vida humana, à segurança alimentar e hídrica e levou à perda de bilhões de dólares no último ano. Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, a solução para frear as mudanças climáticas está nas fontes de energia renovável.

“Devemos acabar com a poluição por combustíveis fósseis e acelerar a transição para energia renovável antes de incinerar nossa única casa. Transformar os sistemas de energia é um fruto fácil”, afirmou o chefe da organização.

Guterres propõe um “projeto de paz do século 21”, com cinco ações críticas para fomentar a transição energética. A primeira ação seria a remoção das barreiras ao compartilhamento de conhecimento e transferência tecnológica afim de tratar as tecnologias renováveis como bens públicos globais essenciais.

O segundo ponto seria garantir, ampliar e diversificar os componentes de fornecimento e as matérias-primas para essas tecnologias. Atualmente, esses elementos estão concentrados em alguns países. O chefe da ONU defende que haja mais cooperação internacional para ampliar a oferta de matérias-primas.

Outra proposta visa construir estrututras e reformar as burocracias dos combustíveis fósseis, agilizando aprovações de projetos solares e eólicos, modernizando redes e estabelecendo metas de energia renovável.

O secretário-geral da ONU propõe também que os governos diminuam os subsídios para combustíveis fósseis. “Enquanto as pessoas sofrem com os altos preços na bomba, a indústria de petróleo e gás está faturando bilhões em um mercado distorcido. Esse escândalo tem que parar”, destaca Guterres.

Por fim, a quinta ação para estimular a produção de energia renovável seria o aumento de investimentos públicos e privados na área. “É hora de impulsionar a transição para as energias renováveis ​​antes que seja tarde demais.”

Temperaturas extremas

De acordo com o relatório da ONU, os últimos sete anos foram os mais quentes já registrados. A temperatura global em 2021 atingiu cerca de 1,1º acima dos níveis pré-industriais.

A temperatura extrema, na avaliação da organização, se dá em razão dos danos causados pela atividade humana.

“ É apenas uma questão de tempo até vermos outro ano mais quente já registrado. Nosso clima está mudando diante de nossos olhos. O calor retido pelos gases de efeito estufa induzidos pelo homem aquecerá o planeta por muitas gerações”, alertou o chefe da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?