metropoles.com

Novo vídeo traz cenas aterrorizantes de tsunami em 2011 no Japão

Imagens feitas em 11 de março de 2011 mostram o terremoto e a chegada da forte correnteza de água em aeroporto. 18 mil pessoas morreram

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
tsunami1
1 de 1 tsunami1 - Foto: Reprodução/YouTube

Um vídeo, divulgado nesta quarta-feira (19/02/2020) no YouTube, traz novas cenas do terremoto de 9,1 graus de magnitude e tsunami ocorridos em 2011 no Japão. A surpreendente filmagem do canal ANN, mostra um aeroporto do país tremendo e, momentos depois, a chegada da forte correnteza de água (veja o vídeo abaixo).

As imagens, de um passageiro no aeroporto de Sendai em 11 de março de 2011, foram feitas em meio a um desastre que deixou mais de 18 mil pessoas mortas ou desaparecidas.

Publicado pelo canal de TV ANN , o vídeo mostra mães tentando desesperadamente proteger seus filhos dentro do aeroporto enquanto mesas e cadeiras são jogadas para todos os lados.

A atenção do cinegrafista amador, que estava num café, se volta para o tsunami do lado de fora, onde a água submerge caminhões e veículos, tragando a pista por completo em cerca de um minuto.

Em instantes, pilhas de detritos sujos flutuavam nas águas altas, quando o tsunami trouxe destruição maciça ao Japão.

Segundo a Agência Nacional de Polícia, cerca de 18.430 pessoas morreram ou desapareceram como resultado do terremoto e tsunami.

Além disso, mais de 3.700 pessoas – a maioria de Fukushima – morreram de doenças ou suicídios relacionados às consequências da tragédia, segundo dados do governo, enquanto mais de 50mil ainda permanecem deslocados.

O tsunami matador também inundou a fonte de energia de emergência na usina de Fukushima Daiichi.

Isso levou seus reatores ao colapso, à medida que os sistemas de refrigeração falharam, desencadeando o pior desastre nuclear global desde Chernobyl, em 1986.

Embora ninguém seja oficialmente registrado como morto como resultado da radiação do acidente, dezenas de reatores em todo o Japão foram desligados depois.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?