metropoles.com

Novo terremoto atinge a Califórnia e abalos ultrapassam os 7 graus

Esse é o segundo abalo sísmico em dois dias no Sul do estado. Relatos de incêndios e feridos foram registrados

atualizado

Compartilhar notícia

GUI PRÍMOLA/METRÓPOLES
GUI-PRÍMOLA-METRÓPOLES
1 de 1 GUI-PRÍMOLA-METRÓPOLES - Foto: GUI PRÍMOLA/METRÓPOLES

Dois dias após um abalo sísmico de 6,4 graus, o Sul da Califórnia voltou a sentir as consequências de um terremoto, agora, de magnitude 7,1 graus na Escala Richter, na noite dessa sexta-feira (05/07/2019). O sismo é o mais forte em 20 anos na região e deixou relatos de destruição, incêndios e feridos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o Serviço de Geologia dos Estados Unidos, os tremores começaram por volta das 20h19 (0h19 em Brasília) e duraram cerca de meio minuto. O epicentro teria ocorrido a 250 quilômetros de Los Angeles, numa cidade chamada Ridgecrest, com cerca de 30 mil habitantes.

Tremores secundários puderam ser sentidos ainda em Las Vegas, Sacramento e no México. Alguns deles superaram os 5 graus.

Autoridades do estado norte-americano dizem que outros terremotos secundários podem continuar a ocorrer nos próximos dias e que as chances de um novo abalo sísmico ultrapassando a marca de 7 graus é de 1 em 10.

Estado de emergência
Em resposta ao terremoto de sexta-feira, o governador Gavin Newsom solicitou formalmente ao presidente Donald Trump declaração de emergência para o envio de assistência federal direta às comunidades atingidas.

O governador também declarou estado de emergência no condado de San Bernardino, onde está localizada uma comunidade de 1.800 pessoas (Trona). A cidade, que fica à 40 quilômetros ao leste de Ridgecrest, sofreu danos significativos e incêndios no terremoto de sexta-feira, de acordo com fontes oficiais. Ontem, o governador já havia declarado estado de emergência no condado de Kern, onde Ridgecrest está localizada, após o terremoto de quinta-feira

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?