Ataque dos EUA e Israel mata porta-voz da Guarda Revolucionária do Irã

Ali Mohammad Naini, foi morto em ataques lançados pelos Estados Unidos e por Israel, informou a TV estatal iraniana nesta sexta-feira (20/3)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
imagem colorida porta-voz guarda revolucionária do irã
1 de 1 imagem colorida porta-voz guarda revolucionária do irã - Foto: Reprodução

De acordo com a TV estatal iraniana, o porta-voz da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e vice-diretor de relações públicas, Ali Mohammad Naini, foi morto em ataques lançados pelos Estados Unidos e por Israel, na madrugada desta sexta-feira (20/3).

Segundo a agência de notícias Tasnim, Naini, que atuava como porta-voz da Guarda Revolucionária Islâmica desde 2024, “foi martirizado”. No momento do ataque, ele estava acompanhado de seu vice-diretor de relações públicas, que também morreu.

A morte do porta-voz ocorreu logo após ele ter emitido um alerta contestando as reivindicações navais dos Estados Unidos no Oriente Médio. Israel ainda não se pronunciou sobre o ataque.

Desafio a fala de Trump

Ainda de acordo com a mídia local do Irã, Naini teria desafiado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a afirmação de que a Marinha iraniana havia sido destruída.

“Trump não disse que a Marinha do Irã foi destruída? Se disse, que envie seus navios para o Golfo Pérsico, se tiver coragem”, disse Naini, segundo a agência de notícias Tasnim.

Um dia antes de sua morte, Naini também refutou uma alegação do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O líder de Israel teria dito que a produção de mísseis do Irã havia se tornado inoperante.

Ele também insistiu que o Irã continuava produzindo mísseis, apesar dos ataques em curso. “Nossa indústria de mísseis merece nota máxima? e não há motivo para preocupação a esse respeito, pois, mesmo em condições de guerra, continuamos a produção de mísseis”, disse o porta-voz.

Quem era o porta-voz

Ali Mohammad Naini nasceu em 1957, em Kashan, no Irã. Ele era general de brigada da Guarda Revolucionária iraniana e atuava como porta-voz oficial da organização desde 2024, sob o comando de Hossein Salami.

Além de sua posição militar, Naini foi professor de ciências sociais e membro do corpo docente da Universidade Imam Hossein. O Reino Unido impôs sanções a ele após os ataques com mísseis iranianos contra Israel, em outubro de 2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?