metropoles.com

Netanyahu rejeita criação de Estado palestino após fim da guerra

Benjamin Netanyahu afirmou, neste sábado (20/1), que a criação de um Estado palestino representaria um risco à segurança de Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Alexi J. Rosenfeld/Getty Images
Imagem colorida mostra Benjamin Netanyahu usando roupa preta e chapéu tradicional judaico - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Benjamin Netanyahu usando roupa preta e chapéu tradicional judaico - Metrópoles - Foto: Alexi J. Rosenfeld/Getty Images

Benjamin Netanyahu declarou, neste sábado (20/1), que se opõe à criação de um Estado palestino após o fim da guerra, e deu a entender que Israel deve manter o controle de Faixa de Gaza, caso o Hamas seja derrotado no conflito, que dura mais de 100 dias.

“Não comprometerei o controle total da segurança israelense sobre toda a área a oeste da Jordânia — e isto é contrário a um Estado palestino”, escreveu o premier israelense em seu perfil no X, antigo Twitter.

A fala de Netanyahu contradiz comentário feito por Joe Biden sobre o futuro de Gaza no pós-guerra. Após ligação com o premier israelense nessa sexta-feira (19/1), o presidente dos Estados Unidos disse em coletiva de imprensa que a criação de um Estado palestino independente seria possível, mesmo com Netanyahu no poder.

Há alguns meses, o futuro da Faixa de Gaza é um ponto de divergência entre o governo de Israel e seu maior aliado, os EUA.

Em dezembro, Netanyahu afirmou que Tel Aviv e Washington não haviam chegado a um acordo sobre o futuro da região, governada pelo Hamas desde 2006, após o grupo vencer as eleições parlamentares daquele ano.

Diversas vezes, o governo dos Estados Unidos se posicionou favorável à criação de um Estado palestino independente como uma das principais formas de manter a paz entre israelenses e palestinos, e sugeriu algumas formas de governos para a Faixa de Gaza no pós-guerra.

Uma delas seria que a Autoridade Palestina (AP), que atualmente governa a Cisjordânia, assumisse o controle de Gaza em caso de derrota do Hamas. Netanyahu, no entanto, sempre se mostrou contrário ao posicionamento do principal país aliado de Israel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?