metropoles.com

Nasa encontra opala em Marte; pedra existe em apenas 2 pontos na Terra

A pedra preciosa é rica em H2O e, até o momento, foi encontrada em somente dois pontos do planeta Terra: na Austrália e no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Clube
Opala
1 de 1 Opala - Foto: Reprodução/TV Clube

Um artigo científico publicado no fim de dezembro aponta que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa) encontrou opala em Marte.

A descoberta foi feita por meio de investigações na Cratera Gale de Marte, conduzidas pelo robô Curiosity Rober, da Nasa, enviado ao espaço em 2012.

A pedra preciosa é rica em H2O e, até o momento, foi encontrada em somente dois pontos do planeta Terra: na Austrália e na cidade de Pedro II, no Piauí.

A descoberta de opala em Marte é animadora, pois representa avanço das possibilidades de investidas humanas no planeta. Com grande porcentagem de H2O em sua composição, a pedra preciosa pode liberar o líquido caso submetida a altas temperaturas.

No Brasil, a descoberta do mineral na cidade de Pedro II ocorreu em 1969, por um agricultor que encontrou a pedra preciosa durante a colheita de mandioca. A extração do metal passou a movimentar a economia da região, com atividades como confecção de jóias com a pedra preciosa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?