metropoles.com

Morte de brasileira: Itamaraty chama embaixador do Brasil na Nicarágua

Aloysio Nunes Ferreira também convocou embaixadora do país da América Central para prestar esclarecimentos. Governo aguarda informações

atualizado

Compartilhar notícia

ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK/RAYNÉIA GABRIELLE LIMA
Rayneia1
1 de 1 Rayneia1 - Foto: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK/RAYNÉIA GABRIELLE LIMA

Após a morte da estudante brasileira Rayneia Gabrielle Lima, ocorrida na Nicarágua, o ministro e Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira Filho, chamou, em consulta, o embaixador brasileiro em Manágua, Luís Cláudio Villafane Gomes Santos. Além disso, o chanceler brasileiro convocou a prestar esclarecimentos, nesta terça-feira (24/7), a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Lorena Martínez.

O governo brasileiro quer informações sobre as circunstâncias em que a morte ocorreu e saber que providências estão sendo tomadas pelas autoridades nicaraguenses.

O embaixador brasileiro ainda não chegou ao Brasil. Já a nicaraguense compareceu prontamente ao Itamaraty ma tarde desta terça e conversou com o ministro. No entanto, de acordo com fontes diplomáticas, o governo ainda aguarda informações precisas sobre a morte da brasileira.

A atitude do ministro sinaliza insatisfação do governo brasileiro com a atenção dada pelos autoridades nicaraguenses ao caso. Trata-se de um ato considerado o primeiro passo em uma situação de desagravo entre dois países que mantém relações diplomáticas. O último passo, nesta situação, seria o retorno do embaixador, com o rompimento de relações.

A brasileira estudava medicina na Nicarágua e morreu na segunda (23), após ser atingida por tiros disparados por um grupo de paramilitares, conforme relato do reitor da Universidade Americana em Manágua (UAM), Ernesto Medina.

Em nota, o Itamaraty informou que cobra do governo nicaraguense a apuração das responsabilidades pelo ocorrido.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?