Moradores acordam com terremotos e explosões nas Ilhas Canárias

Ilha de La Palma, onde vulcão entrou em erupção, ficou coberta de cinzas e habitantes convivem com tremores e barulho “horrível”

atualizado 25/09/2021 10:27

Vulcao La Palma Ilhas CanariasReprodução

Moradores de La Palma, nas Ilhas Canárias, convivem com assustadores tremores de terra noturnos e cinzas espalhadas pela cidade. O vulcão de La Palma está em erupção desde o último domingo (25/9) e já comprometeu mais de 100 residências.

A brasileira Janadark de Oliveira e Silva, que mora na ilha, relatou para o portal G1 o drama que tem vivido. Durante a noite ela acorda com terremotos e barulhos que, segundo ela, parecem um caça aéreo passando no céu a todo momento.

0

“As sacudidas nos fazem levantar com medo, pensando que a casa vai cair. Está difícil, dá muita ansiedade, tenho vontade de dormir na rua”, afirmou a moradora.

Proteção diária

Apesar do risco, a casa da brasileira não é considerada como área de risco, pois fica a cerca de 10 km do vulcão, segundo o G1. A prefeitura da ilha garante que os tremores e barulhos não representam risco. A lava do vulcão avança para o mar.

Janadark mostrou em vídeo as calçadas e ruas da ilha cobertas de uma terra preta, proveniente do vulcão. Moradores que trabalham fora precisam usar óculos protetores e máscaras potentes, para se proteger contra as cinzas que caem na cidade.

Últimas notícias