Astronauta registra momento de erupção nas Ilhas Canárias: veja foto

Erupção teve início no domingo (19/9) e lava atingiu casas e outras construções da região das Ilhas Canárias

atualizado 23/09/2021 8:19

Foto: Reprodução/Twitter/Thomas Pesquet

O astronauta francês Thomas Pesquet fez uma foto do espaço da erupção no vulcão Cumbre Vieja. O fenômenos teve início às 15h12 de domingo (19/9) e deixou um rastro de destruição por comunidades das Ilhas Canárias.

Segundo a imprensa local, mais de 100 residências ficaram afetadas e cerca de 35 mil pessoas foram atingidas nos quatro municípios da ilha.

Confira o registro:

Astronauta francês fotografou erupção do vulcão de Cumbre Vieja

Pesquet está em missão pela agência europeia na Estação Espacial Internacional (ISS) pela Missão Alpha. Ele costuma fotografar cenários do espaço e publicar nas redes sociais. “O vulcão de La Palma em erupção. O resplendor alaranjado da lava contrasta com a escuridão do Oceano Atlântico e deixa tudo mais impressionante”, disse o astronauta na publicação.

Veja o post:

Erupção após 50 anos

Segundo autoridades, a lava da erupção avança a 700 metros por hora e atingiu várias casas e outras construções da região. Em um dos vídeos, a lava aparece consumindo uma casa de luxo. Segundo o proprietário, uma estadia na residência por uma semana custaria cerca de 1.000 euros.

La Palma vivenciou sua última erupção em 1971, quando o vulcão Teneguía expeliu lava por mais de três semanas depois de abrir uma brecha na parte sul da ilha.

As atividades sísmicas que se intensificaram nos últimos dias começaram em 2017 após o subsolo da região deixar de permanecer adormecido. Já nos últimos dias, foram registrados cerca de 6,6 mil tremores de terras com magnitude abaixo de 2 graus pelo Instituto Nacional Geográfico. O maior deles antecedeu a erupção e atingiu 3.8 graus na manhã de domingo.

Últimas notícias