metropoles.com

Mona Lisa pode ganhar sala própria no Museu do Louvre

Objetivo da medida é melhorar a experiência das 20 mil pessoas que visitam a obra por dia. Quadro foi alvo de protestos em janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Pixabay
Foto colorida do quadro Mona-Lisa
1 de 1 Foto colorida do quadro Mona-Lisa - Foto: Reprodução/Pixabay

A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, a pintura mais famosa do mundo, pode ganhar uma sala própria no Louvre, em Paris. A possibilidade está sendo estudada numa tentativa de tentar melhorar a experiência dos visitantes, disse, no sábado (27/4), a diretora do museu francês, Laurence des Cars. 

“É sempre frustrante quando não se dá aos visitantes a melhor recepção possível, e esse é o caso da Mona Lisa”, afirmou Laurence, acrescentando que o Louvre está discutindo com o Ministério da Cultura francês alternativas para solucionar o problema. 

Ela acrescentou que, a cada dia, “80% dos visitantes do Louvre, ou seja, mais de 20 mil pessoas, veem a Mona Lisa” e se fotografam diante dela com seus celulares. Em 2023, o museu recebeu quase nove milhões de visitantes.

A Mona Lisa está atualmente instalada na “Salle des États” (“Sala dos Estados”) do Louvre, a maior do museu, mas a obra-prima de Da Vinci não está sozinha. É acompanhada por quadros de mestres venezianos do século XVI e da maior pintura do Louvre, As Bodas de Caná, de Paolo Veronese.

O museu limita o número de visitantes a 30 mil no máximo por dia, medida que será mantida durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, informou Laurence, segundo a agência AFP.

Alvo de protesto

Além da atenção maciça de turistas, a pintura tornou-se alvo de vandalismo e de protestos de ativistas. Em janeiro, duas mulheres do grupo Riposte Alimentaire (Retaliação Alimentar) atiraram sopa na caixa de vidro que protege a obra. O grupo afirma atuar a favor de medidas que evitem alterações climáticas e em benefício da agricultura sustentável.

Em maio de 2022, noutro episódio, o quadro foi atacado por uma torta jogada por um homem usando uma peruca de mulher e ocupando uma cadeira de rodas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?