metropoles.com

Mercosul integra oficialmente a Bolívia no bloco

A integração ocorre após aprovação do tema no Senado na última semana. Demais países já haviam aceitado a Bolívia no Mercosul

atualizado

Compartilhar notícia

Presidência
Imagem colorida de Luis Arce, presidente da Bolívia, na Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Luis Arce, presidente da Bolívia, na Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Presidência

A Bolívia passa, nesta quinta-feira (7/12), a integrar o bloco econômico do Mercosul. A assinatura da ratificação ocorreu nesta tarde na cúpula no Rio de Janeiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou que o bloco “ficará ainda mais forte ao acolher 12 milhões de irmãs e irmãos bolivianos. Serão 43 bilhões de dólares que se somarão ao PIB do Mercosul”, conforme mensagem publicada no X (antigo Twitter).

Lula também ressaltou a sustentabilidade boliviana: “Seu território abriga abundantes reservas que pavimentam o caminho da transição energética. Passaremos a conviver com uma cultura milenar que nos ensinará a viver em harmonia com a Pachamama”.

O acordo formal para a entrada boliviana foi possível após aprovação do tema no Senado brasileiro, na semana passada. Os parlamentares também deram aval para um requerimento a fim de enviar uma comissão temporária de cinco congressistas para “verificar ‘in loco’ a situação política e social” da Bolívia.

O sinal verde do Brasil era a última etapa necessária para a integração da Bolívia ao bloco, já que Uruguai, Argentina e Paraguai haviam sido favoráveis à adesão do país. A discussão sobre o tema começou em 2006, no primeiro governo Lula.

Faltava a aceitação do Parlamento brasileiro, porque as demais nações do Mercosul já haviam analisado e aprovado a entrada da Bolívia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?