metropoles.com

Em casos raros, pandas dão à luz gêmeos em zoos na Alemanha e Bélgica

Primeiro nascimento ocorreu em agosto e o segundo, nesse sábado (31/08). Mães e filhotes serão acompanhados de perto por veterinários

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
mengmengfilhotes
1 de 1 mengmengfilhotes - Foto: Reprodução/Instagram

Dois zoológicos comemoraram recentemente os nascimentos raros de pandas-gigantes gêmeos. No sábado (31/08/2019), um urso fêmea do zoológico de Berlim deu à luz dois filhotes, anunciou o parque nessa segunda-feira (02/09/2019). Outro caso havia sido registrado em 8 de agosto no zoológico Pairi Daiza, em Brugelette, na Bélgica. Equipes dos dois zoos vão acompanhar de perto a evolução deles.

Na Alemanha, os filhotes de Meng Meng nasceram com um intervalo de uma hora, após 147 dias de gestação. Em comunicado, o diretor do zoológico de Berlim, Andreas Knieriem, afirma que os dois pesam 186 e 136 gramas, e os sexos ainda não foram definidos. Eles são os únicos animais dessa espécie atualmente visíveis no país e o nascimento é o primeiro da Alemanha. Caso é uma exceção, já que apenas 30% das fêmeas de panda conseguem engravidar em cativeiro.

0

Eles estão sendo mantidos provisoriamente em uma incubadora por várias horas a cada dia para ajudar Meng Meng a lidar com a novidade, já que é comum a mãe abandonar um dos filhotes. Os bebês foram apresentados ao público pela chanceler Angela Merkel e pelo presidente chinês Xi Jinping. Meng Meng e seus filhotes, por enquanto, não serão visíveis ao público.

Como determina o acordo firmado entre Pequim e os países que recebem os animais, os filhotes devem ser enviados à China entre os três e quatro anos, no intuito de aumentar a preservação da espécie, ameaçada de extinção.

Meng Meng e o macho Jiao Qing vivem na capital alemã desde junho de 2017. Mesmo que os dois animais tenham acasalado, os veterinários inseminaram Meng Meng, para aumentar as chances de fertilização. O nascimentos dos gêmeos foi bastante comemorado pelo zoo, já que existem apenas 1.864 pandas gigantes adultos na natureza. “Cada bebê contribui para a preservação da espécie”, lembrou Knieriem.

Dois “camarões”
Na Bélgica, os veterinários chamaram os filhotes da ursa Hao Hao de “camarões”, por conta do tamanho pequeno e a cor avermelhada dos bichinhos. A gestação da panda-gigante foi considerada pelo Zoológico Pairi Daiza como “extremamente raro”. Eric Domb, presidente e fundador do Pairi Daiza, afirmou em comunicado que a instituição está “orgulhosa” dos novos integrantes.

Os filhotes de Hao Hao vieram ao mundo em 8 de agosto e foram batizados de Baby Boy e Baby Girl. O macho nasceu com 160 gramas, e a fêmea chegou duas horas depois, pesando 150 gramas. Da mesma forma que Meng Meng, equipes do zoo vão monitorar mãe e filhotes de perto. Os animais também se revezarão em incubadora, para alternar o tempo que passam com Hao Hao. Dessa forma, a mãe poderá cuidar dos dois, enquanto os tratadores vão poder observar sua evolução.

Hao Hao foi inseminada em abril. Antes dos gêmeos, ela já havia dado à luz um filhote em Pairi Daiza. Ela foi emprestada por 15 anos ao zoológico pela China. Em 2016, o status de conservação dos pandas-gigantes foi alterado de “ameaçado” para “vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?