Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Mundo

Marinha da Índia busca 80 desaparecidos no mar após ciclone devastador

O ciclone, considerado o mais intenso a atingir a costa da Índia em duas décadas, deixou ao menos 19 pessoas mortas

18/05/2021 11:22
RAJANISH KAKADE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
IND - ÍNDIA/CICLONE - INTERNACIONAL - Estragos causados pela forte chuva que atingiu a cidade de Mumbai, na Índia, nesta segunda-feira, 17 de maio de 2021. O ciclone Tauktae, vindo no Mar da Arábia, está se movendo em direção à costa oeste do país. Autoridades locais tentam evacuar centenas de milhares de pessoas e suspenderam a vacinação contra a covid-19 na região. O ciclone chega acompanhado por ventos fortes e chuvas torrenciais.

A Marinha da Índia montou, nesta terça-feira (18/5), uma missão de resgate aéreo e marítimo para encontrar 81 trabalhadores e tripulantes desaparecidos. A embarcação em que eles estavam afundou após um ciclone varrer o litoral do país.

Outras 180 pessoas foram resgatadas da água durante o naufrágio, no litoral de Mumbai.

Segundo a Marinha, esforços começaram a ser feitos para remover tripulantes retidos em uma segunda barcaça, que ficou encalhada pela tempestade.

“Há ondas de 6 a 7,6 metros, os ventos estão fortes e a visibilidade é baixa”, disse o porta-voz da Marinha, Vivek Madhwal. “Navios e aeronaves foram mobilizados para a missão de busca e resgate”, completou.

O ciclone Tauktae, tempestade mais intensa a atingir a costa oeste indiana em duas décadas, causou destruição. Torres de alta tensão foram arrancadas e casas desabaram, causando, segundo autoridades, a morte de ao menos 19 pessoas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Pandemia

O ciclone chegou em um momento de tensão no país. A Índia bateu, nesta terça-feira, um novo recorde nacional de mortes diárias pela Covid-19. O país registrou 4.329 óbitos provocados pela infecção nas últimas 24 horas.

Ele foi o responsável por 41% de todas as mortes confirmados no mundo no último dia, segundo dados do monitoramento Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Marinha da Índia busca 80 desaparecidos no mar após ciclone devastador