metropoles.com

Mais de três mil imigrantes morreram tentando chegar à Europa pelo mar

O resultado de 2021 é quase o dobro do observado no ano anterior na travessia marítima do continente africano à Europa

atualizado

Compartilhar notícia

Acnur/F. Malavolta
embarcação repleta de refugiados
1 de 1 embarcação repleta de refugiados - Foto: Acnur/F. Malavolta

Relatório divulgado nesta sexta-feira (26/4) pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur) mostra que ao menos três mil pessoas morreram ou desapareceram em 2021 tentando chegar à Europa por meio de rotas marítimas no Mediterrâneo e no Atlântico.

Cerca de duas mil pessoas morreram tentando utilizar o mar Mediterrâneo como rota para chegar ao continente europeu. Mais mil mortes foram registradas de imigrantes que tentavam chegar à Europa por meio da rota marítima que liga a África ao continente.

A Acnur alerta para o aumento de mortes e desaparecidos de refugiados. Em 2020, foram registradas 1.544 pessoas mortas nas duas rotas utilizadas para chegar ao continente europeu. Este ano já foram contabilizados 478 óbitos ou desaparecimento de pessoas.

Para a Agência da ONU para Refugiados, a pandemia de Covid-19 e as medidas de restrição de entrada no continente europeu, para conter a disseminação da doença, fizeram com que os imigrantes recorressem mais a traficantes para chegar à Europa.

Muitas embarcações acabam virando ou desaparecendo durante a travessia marítima. Além disso, os imigrantes também se arriscam nas rotas terrestres, atravessando a pé o deserto do Saara e acabam morrendo de sede ou sendo sequestrados por traficantes de pessoas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?