metropoles.com

Lula reconhece vitória de Milei, mas não cita nome do novo presidente

Javier Milei foi eleito presidente da Argentina, e derrotou candidato governista Sergio Massa que tinha o apoio de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros na manhã desta sexta para uma reunião com foco em ações de infraestrutura offshore
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros na manhã desta sexta para uma reunião com foco em ações de infraestrutura offshore - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu a vitória do candidato de ultradireita Javier Milei nas eleições da Argentina, neste domingo (19/11), mas sem citar o nome do presidente eleito. Milei derrotou o candidato governista Sergio Massa, ministro da Economia que contava com o apoio do governo brasileiro.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, escreveu Lula na rede social X (antigo Twitter).

O presidente ainda disse: “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.

Em entrevista recente, depois do primeiro turno das eleições argentinas, ocorridas no dia 22 de outubro, Milei chamou Lula de corrupto e disse que não se encontraria com ele caso eleito. No decorrer da disputa eleitoral, havia um receio por parte do governo brasileiro sobre como ficaria a diplomacia caso Milei vencesse — o que, de fato, ocorreu.

Após o primeiro turno, o bom desempenho de Massa foi elogiado por ministros e aliados do presidente Lula. O ministro-chefe da da Secretaria de Comunicação Social (Secom), por exemplo, publicou uma foto ao lado de Massa o parabenizando na ocasião. “Uma forte resposta do povo Argentino nas urnas hoje”.

As pesquisas apontavam que os dois candidatos empatariam em cerca de 30% no primeiro turno. Enquanto Milei se manteve na média esperada, Massa superou, com 36,8%. Neste segundo turno, no entanto, os bons resultados do candidato governista não se mantiveram.

Milei virou na segunda etapa de maneira histórica e venceu por uma diferença de quase 12 pontos. Com 94,70% das urnas apuradas, o liberal está com 55,79% dos votos e peronista com 44,20%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?