Líder xiita renuncia no Iraque e apoiadores invadem palácio do governo
Muqtada al-Sadr venceu as últimas eleições realizadas no Iraque, contudo, não conseguiu formar maioria no Parlamento para governar
atualizado

Muqtada al-Sadr, líder da milícia Sadrista no Iraque, afirmou nesta segunda-feira (29/8) que deixará a vida política. “Eu anuncio minha retirada final”, disse o clérigo xiita em um comunicado divulgado no Twitter.
Al-Sadr venceu as últimas eleições realizadas no Iraque, em 2021, mas não conseguiu formar maioria necessária no Parlamento para governar. O país acabou mergulhando em uma crise política e está sem governo definitivo há dez meses, o maior período em sua história.
— مقتدى السيد محمد الصدر (@Mu_AlSadr) August 29, 2022
Em junho deste ano, Al-Sadr ordenou que legisladores do Bloco Sadrista renunciassem em massa e deixassem o Parlamento após não conseguir formar um governo de sua escolha.
O poderoso líder xiita pedia a dissolução do Parlamento e a realização de eleições antecipada, sem políticos que já participaram do processo político desde a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, em 2003.
Após o anúncio da retirada de Muqtada al-Sadr da vida política do Iraque, seguidores do líder xiita invadiram o palácio presidencial, em apoio ao clérigo muçulmano.
29.08.22 Baghdad Iraq.. Apoiadores de Muqtada al-Sadr invadiram o palácio presidencial logo após seu líder anunciar sua 'aposentadoria final' da política, seguida por forças de segurança anunciaram toque de recolher total em Bagdá pic.twitter.com/cmXbDQZAuW
— Fernanda Picchirulle Tonelli C. MacMillan (@floresdepapel6) August 29, 2022
De acordo com informações da Al Jazeera, pelo menos dez pessoas foram mortas e 19 ficaram feridas após conflitos entre apoiadores de Al-Sadr e grupos ligados ao Teerã.