Israel diz ter atacado comandante sênior do Hezbollah em Beirute

Nesta terça, o ministro da Defesa do país, Israel Katz, divulgou a intenção de ocupar o sul do Líbano após o fim da guerra contra o Irã

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Murat Sengul/Anadolu via Getty Images
Ataque do exército israelense ao bairro de Dahiye em Beirute, sul do Líbano Metropoles
1 de 1 Ataque do exército israelense ao bairro de Dahiye em Beirute, sul do Líbano Metropoles - Foto: Murat Sengul/Anadolu via Getty Images

As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram, nesta terça-feira (31/3), ter atacado um comandante sênior do grupo Hezbollah, em Beirute. Segundo o comunicado, um outro ataque teve como alvo outro terrorista de alto escalão.

Israel tem intensificado os ataques ao Líbano, onde atua o Hezbollah, desde a última semana com uma ofensiva terrestre. Nesta terça, o ministro da Defesa do país, Israel Katz, divulgou a intenção de ocupar o sul do Líbano após o fim da guerra contra o Irã.

“Ao fim da operação, as IDF se estabelecerão em uma zona de segurança dentro do Líbano, em uma linha defensiva contra os mísseis antitanque, e manterão o controle de segurança de toda a região até o Litani”, disse em um vídeo.

Ele também disse que o plano envolve demolir as casas que ficam na fronteira, assim como foi feito em Rafah, em Gaza. “Todas as casas das localidades adjacentes à fronteira serão demolidas seguindo o modelo de Rafah e Beit Hanoun, em Gaza, com o objetivo de eliminar de uma vez por todas as ameaças ao longo da fronteira que pesam sobre os habitantes do norte”, declarou.

Desde o início da ofensiva militar de Israel no país, mais de mil pessoas foram mortas no Líbano, segundo a organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Em comunicado, os militares israelenses afirmam que as ações buscam “fortalecer uma postura defensiva avançada”, incluindo o desmonte de infraestruturas do grupo e a eliminação de combatentes. O objetivo, segundo o texto, é “garantir maior segurança aos habitantes do norte de Israel”.

O Hezbollah entrou no conflito contra Israel em 2 de março para ajudar o aliado Irã.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?