Irã acusa Kuwait de atacar barco e deter cidadãos iranianos
Kuwait acusou o país persa de tentar se infiltrar no território do país com membros da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã
atualizado
Compartilhar notícia

O chanceler do Irã, Abbas Araghchi, acusou, nesta quarta-feira (13/5), o Kuwait de atacar uma embarcação iraniana e deter quatro cidadãos do país ilegalmente. Araghchi instou a libertação imediata dos detidos e afirmou que o Irã reserva o “direito de responder”.
“Em clara tentativa de semear discórdia, o Kuwait atacou ilegalmente um barco iraniano e deteve 4 de nossos cidadãos no Golfo Pérsico. Esse ato ilegal ocorreu perto de uma ilha usada pelos EUA para atacar o Irã. Exigimos a libertação imediata de nossos nacionais e reservamos o direito de responder”, publicou o ministro das Relações Exteriores persa.
Nessa terça (12/5), o governo do Kuwait publicou que um grupo armado do Irã, que seria composto por membros da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), tentou invadir o país, e foi capturado após confronto.
A chancelaria do Kuwait condenou o ocorrido e afirmou que configura uma violação flagrante à soberania do país.
“O Ministério das Relações Exteriores enfatiza a exigência do Estado do Kuwait à República Islâmica do Irã para que cesse imediatamente e sem condições suas ações hostis ilegítimas que ameaçam a segurança e a estabilidade da região, e minam os esforços regionais e internacionais voltados para a redução da escalada”, diz a nota do governo kuwaitiano.
O Irã negou a acusação, afirmando que quatro agentes realizavam uma “patrulha rotineira” e entraram nas águas do Kuwait por uma falha no sistema de navegação.
