metropoles.com

Índia se torna 3º país a atingir 300 mil mortes por Covid-19

País fica atrás dos EUA e do Brasil. Especialistas apontam que número pode ser até 10 vezes maior

atualizado

Compartilhar notícia

Amal KS/Hindustan Times via Getty Images
Pandemia Covid-19 índia
1 de 1 Pandemia Covid-19 índia - Foto: Amal KS/Hindustan Times via Getty Images

Nesta segunda-feira (24/5), a Índia se tornou o terceiro país a atingir 300 mil mortes por Covid-19 no mundo. A nação fica atrás dos Estados Unidos, com 589 mil óbitos, e Brasil, com 449 mil. Apenas na última semana, os indianos registraram 57 mil vítimas do coronavírus.

No mesmo dia, a Índia também chegou a 4.454 mortes em 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde. O número foi o segundo maior, atrás do recorde da última quarta-feira (19/5), quando o país teve 4.529 óbitos em um dia. O dado superou os maiores registros até então, dos Estados Unidos, com 4.470 óbitos em 12 de janeiro, e do Brasil, com 4.249 mortes, em 8 de abril.

Em relação à quantidade de casos, o cenário parece melhorar. Nesta segunda-feira, a Índia teve 222 mil novos registros, menor patamar desde 15 de abril. O país está em segundo lugar em número de infectados desde o início da pandemia, atrás dos EUA, com 33,1 milhões.

0
Número pode ser de cinco a 10 vezes maior

O temor, no entanto, é de que haja uma severa subnotificação dos dados, principalmente, de óbitos.

Casos suspeitos não estão sendo incluídos na contagem final, e as mortes pela infecção são creditadas a problemas de saúde subjacentes, dizem observadores.

“Parece haver uma grande discrepância entre os registros oficiais de mortes atribuídas à Covid-19 e os relatos de cremações e enterros, que são muito diferentes do que o que normalmente seria esperado”, afirma Gautam Menon, professor de física e biologia da Universidade Ashoka.

Especialistas apontam que o cenário poderia ter sido diferente, caso autoridades tivessem adotado um lockdown nacional. Em março, o governo chegou a se referir ao momento como “fase final da pandemia”, quando o país registrou menos de 10 mil infectados e 100 mortes por dia.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, liberou a realização de comícios eleitorais e festivais religiosos, panorama oposto ao de 2020, quando a Índia controlou a primeira onda com um lockdown em nível nacional.

Nova variante

Em outubro de 2020, uma nova variante do coronavírus foi encontrada no país, com capacidade de transmissão maior do que a cepa original.

Dados preliminares enviados à Organização Mundial da Saúde (OMS) indicaram que, até onde se sabe, as vacinas contra a Covid-19 e os tratamentos disponíveis são eficazes contra a cepa indiana.

Maria Van Kerkhove, líder técnica da resposta à pandemia de Covid-19 da agência internacional, ressaltou, no entanto, que as evidências ainda são recentes e é importante “dar tempo” para que mais dados sobre a variante B.1617 sejam coletados.

Na semana passada, o governo do Maranhão confirmou os primeiros casos da nova variante no Brasil, encontrados em seis amostras de testes realizados na tripulação que estava a bordo do navio MV Shandong Zhi, atracado no litoral do Maranhão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?