Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mundo

Incêndios: Portugal, assim como o Brasil, está em alerta máximo

No combate às chamas em Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, estão 240 bombeiros, 64 viaturas e três aviões

08/09/2019 08:12
Victor Moriyama/Getty Images
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre agosto de 2019 e julho deste ano, os alertas de desmatamento na Amazônia tiveram aumento de 34,5%, na comparação com os 12 meses anteriores

Portugal está em alerta máximo por causa dos incêndios. As chamas obrigaram, neste sábado (07/09/2019), o bloqueio de estradas em vários pontos do país e já mobilizam 2.500 bombeiros e 26 aviões.

No combate às chamas em Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, estão 240 bombeiros, 64 viaturas e três aviões.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, “face à intensidade” do fogo foram reforçados os meios de combate, com bombeiros e viaturas.

No final da tarde, 90% do incêndio estava controlado. Os aviões estão sendo abastecidos no Rio Tejo.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A mesma fonte adiantou que o incêndio, que começou às 12h40 na freguesia de Santo Quintino, “está ativo”, tem uma frente ativa e não está em perigo a zona eucaliptal.

O incêndio no conselho de Alcobaça deve ser combatido por 134 bombeiros e 40 viaturas.

Nas ocorrências importantes da Proteção Civil constam ainda os incêndios nos conselhos da Mealhada e de Águeda, apesar de se encontrarem em fase de resolução.

Estes dois fogos concentram um total de 389 bombeiros, 118 viaturas e um avião.

O incêndio que ocorre desde o início da manhã em Vacariça, conselho da Mealhada, que chegou a envolver 10 aviões, entrou em fase de conclusão.