*
 

Um incêndio nas florestas do norte da Califórnia, Estados Unidos, se arrasta desde sábado (30/6), minando cerca de 700 casas e consumindo uma área equivalente a 24 mil campos de futebol. Não foram registrados feridos até o momento, mas as autoridades pediram que 300 pessoas deixassem as suas casas na região.

As chamas chegaram a cobrir 243 km² de superfície somente na segunda-feira (2), segundo o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Calfire). Batizado de “County Fire”, o incêndio atinge principalmente o condado de Yolo e continua crescendo, consumindo uma média de 4 km² por hora. Mais de 1,2 mil bombeiros atuam na região, apesar de apenas 3% das chamas terem sido controladas.

Esse incêndio é muito maior e mais fora de controle do que o “Pawnee Fire”, que atingiu a região na semana passada e já tem 75% das chamas controladas pelo corpo de bombeiros. O estado da Califórnia costuma ter incêndios nessa época do ano por causa da baixa umidade do ar, tempo quente e ventos fortes. Esses fatores, juntos, condicionam que pequenas chamas se tornem incêndios.