metropoles.com

Imprensa internacional repercute teste positivo de Queiroga: “Temor”

Ministro da Saúde informou, nessa terça, ter testado positivo para a Covid. Ele está em Nova York, onde participou de assembleia da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ministro Marcelo Queiroga fala da suspensao da vacina contra Covid da empresa Pfizer para adolescentes, em coletiva de imprensa no Ministério da Saúde
1 de 1 Ministro Marcelo Queiroga fala da suspensao da vacina contra Covid da empresa Pfizer para adolescentes, em coletiva de imprensa no Ministério da Saúde - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O teste positivo para a Covid-19 do ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga (foto em destaque), tem repercutido na imprensa internacional.

Jornais de diversos países, como Estados Unidos, Argentina, França, Alemanha, Reino Unido e Itália, destacam a participação de Queiroga na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e relatam os encontros e lugares em que o ministro brasileiro esteve e passou.

A revista Forbes aponta que a situação aumentou “os temores de um possível surto mais amplo na reunião de líderes globais”.

O britânico The Guardian destaca que Queiroga se encontrou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, sem máscara, na segunda-feira (20/9).

“Queiroga, que sentou perto de Johnson e da secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, na segunda-feira, durante reunião com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou seu teste positivo no Twitter na noite de terça-feira”, relata o The Guardian, ao citar o Metrópoles.

Boris, Truss e outros membros da delegação britânica estavam sem máscara, destacou o jornal. Bolsonaro também não usava o equipamento facial.

“Queiroga, um cardiologista de 55 anos, foi filmado apertando a mão de Johnson e dando tapinhas no braço do primeiro-ministro durante o encontro de segunda-feira na casa do consulado geral em Nova York”, detalha o jornal. “Queiroga se reuniu e apertou as mãos do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres”, complementou a agência italiana Ansa.

Confira alguns destaques da imprensa internacional:

0

O The New York Times ressaltou que Queiroga participou da Assembleia Geral da ONU junto a um presidente “desafiadoramente não vacinado”.

“Ele [Bolsonaro] repetidamente minimizou a ameaça que o vírus representava, e seu governo demorou a garantir o acesso às vacinas, mesmo com a Covid-19 sobrecarregando hospitais e matando mais de 590 mil pessoas no Brasil”, assinalou o NY Times.

Crítica semelhante foi feita pelo Spiegel, da Alemanha. “O populista de direita Bolsonaro minimizou o coronavírus desde o início e se manifestou repetidamente contra o uso de máscaras e outras medidas de contenção”.

O francês Le Figaro inseriu a foto da comitiva brasileira ao comer pizza em pé, fora de um restaurante em Nova York. A imagem rodou o mundo. “O ministro da Saúde é o único da foto com máscara, mas embaixo do queixo”, destacou o jornal.

Na Argentina, o El Clarin relatou, após a notícia, o discurso de Bolsonaro na ONU. “’Venho mostrar um país diferente daquele que veiculam os jornais’ e outros meios de comunicação, disse Bolsonaro no início de seu discurso.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?